27 de setembro de 2011

Tema 4: Qual a importância das Redes Sociais para as empresas?



O assunto que falaremos hoje é sobre as redes sociais nas empresas, um assunto bem atual, que cada vez está mais presente em nosso dia a dia.

Com o avanço da tecnologia, está se utilizando mais das redes sociais, isso pode trazer benefícios ou malefícios dependendo da forma que é utilizada, e dependendo por quem a utiliza.

As redes sociais para as empresas podem ter como ponto positivo a aproximação das pessoas com a sua empresa, pois hoje em dia a comodidade é um fator pelo qual as pessoas optam. Dentro das empresas pode-se utilizar das redes sociais para a comunicação, sendo mais prática e sendo uma forma mais barata, pois ai você não irá gastar em telefone por exemplo.

O contato das empresas através das redes sociais pode atrair vários públicos, principalmente os jovens que são os que mais se utilizam das redes sociais. Através das redes sociais podem-se divulgar mercadorias, trabalhos, serviços em geral, assim se utilizando das redes para vender/divulgarem seus produtos.

Um dos problemas que a utilização das redes sociais que as empresas podem ter, é que os seus funcionários podem utilizar as redes sociais para fins pessoais e não para o benefício da empresa, podendo até expor a empresa a algumas situações embaraçosas.

A partir do momento que as empresas criam uma conta em algum tipo de rede social, deve-se ter muito cuidado com o que é exposto, cuidar para que esse meio de comunicação não seja utilizado para prejudicar a empresa anos mais tarde.

As redes sociais contribuem para o crescimento da empresa pois através dessas redes as pessoas podem interagir de forma anônima ou não, dando sua opinião do que pensa do “comportamento” da empresa, da forma de exposição de seus produtos, podendo até fazer críticas para que com isso ocorra alguma mudança para o bem da empresa.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período. Para ler mais clique aqui.


Agora falaremos de uma rede social, que cresce a cada dia:

LinkedIn, mas afinal o que é essa rede social?

LinkedIn é uma rede social online para contatos profissionais. Foi criado especialmente para relacionamentos profissionais - encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios

No nível mais básico, o LinkedIn funciona muito bem para você entrar em contato com colegas antigos e colegas de classe. Como o LinkedIn chegou à marca crítica de 15 milhões de membros, existe uma boa chance de você encontrar pessoas com quem já trabalhou ou estudou.

Além da satisfação de ver o que velhos amigos (ou inimigos) estão fazendo, o LinkedIn oferece a seus usuários uma forma de colocar sua rede de conexões, antes invisível, em ação. É claro que é bom voltar a ter contato com velhos amigos, mas isso você pode fazer em muitos outros sites de redes socias. O LinkedIn quer incentivar seus usuários a irem além da diversão e entrarem no mundo dos negócios. Se os usuários respondem ou não a esse desafio é o que ditará a utilidade do site para eles.

Saiba mais sobre essa poderosa ferramenta profissional, assistindo o vídeo abaixo:

fontes:

- http://informatica.hsw.uol.com.br/linkedin7.htm

- http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124097-17171,00-AS+VANTAGENS+DO+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS.html

- http://br.linkedin.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;